sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RELIGIÕES

Minha crítica sobre as religiões no mundo hoje é que estão muito longe de cumprirem o propósito pelo qual se dizem resposáveis.
Elas prometem "iluminar" o caminho das pessoas, ensinarem o reto caminho e a boa moral, no entanto podem ser enquadradas entre as organizações mais "sujas" e erradas de todos os tempos. E isso vem da própria igreja católica com seu passado manchado pelo sangue da inquisição, da caça às bruxas e do domínio do povo na idade Média.... Não é a toa que a Idade Média é tida como um tempo obscuro, de escuridão, ignorância e barbárie, pois a igreja perseguia a todos, impedindo o progresso e estorquiam o povo exigindo tributos ao alto clero.
Não tenho intuito de falar sobre a igreja católica... pois meu exemplo acima foi apenas ilustrativo. Falo aqui sobre todas as religiões de um modo geral.
 E engana-se quem pensa que essa situação mudou.
Continua até os dias presentes.
Aproveitando-se da ingenuidade que sempre ocupou a mente do homem comum, eles nos impõe a ideia do inferno e dos céus para nos intimidar. Nos sentimos intimidados com esse assunto e isso é tudo o que eles precisam. É assim que conseguem adeptos, é assim que mantém seus fiéis, é assim que arrecadam seus tributos, é assim que se enriquecem se tornam poderosos.
Ainda há o fato de existir uma guerra de ideias, onde as seitas se dizem superiores em detrimento à outros grupos... e isso é concorrência, motivada pelo comércio da fé, coisa que jamais deveria existir
A idéia de Deus e do pecado que eles passam é ultrapassada e distorcida. Ao invés de ensinarem ao homem formas de entrar em sintonia com sua natureza, e espírito para que respeitem seu semelhante e contribua para melhorar seu mundo, eles nos falam sobre como atingir os céus...
A ideia de deus também é distorcida. Ao longo do tempo e ainda hoje, Deus ou Deuses foram imaginados de diversas maneiras e muitos o imaginam como uma figura humana. Cada um prega de um jeito e ainda criticam quem pensa diferente.
Ora, é certo que existe uma força superior ou energia que rege o Cosmo, mas não se trata de uma figura, ou pelo menos ninguém pode afirmar nada sobre isso. E esse deus não distingue religião, pois cada sociedade ou grupo, até mesmo os pagãos tem o direito de ter sua própria crença.
Não é a toa que as religiões vêm perdendo espaço entre as gerações contemporâneas. Isso porque apesar do estado lastimável do homem atual, mesmo assim estão tendo uma mente mais aberta....
Precisamos de um modelo de religião novo, unificado e moderno e renovado. Se isso não ocorrer é provável que as religiões desapareçam num futuro não muito distante.
O que não seria tao ruim assim....

Um comentário:

  1. Cara, meu pensamento coincide com o seu em determinados momentos. Como ex-católico e atual deísta, posso dizer que a religião, católica ou qualquer outra, entraram em constantes disputas ou como poderiamos chamar de "Guerra Santa". Tudo isso para manter ou ganhar mais seguidores.
    O que me deixa frustrado com tudo isso, é que não existe respeito uns com os outros. Apenas um alto nível de "falsa moral" entre eles, deixando os escritos que eles mesmo seguem de lado.
    Podemos dizer que a religião esta focada em lucrar, do que doar. Assim como antigamente, só que dessa vez, sem o derramamento de sangue!

    E isso não vai acabar tão cedo como se pensa, pois enquanto tiver platéia, tera espetáculo. O que é lastimável para a humanidade, que ao invés de se juntarem, cada vez mais se afastam uma das outras.

    Tendo tudo isso em vista, prefiro me considerar um ser racional, ao invés de religioso. Pois eu creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de alguma religião.

    ResponderExcluir