quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Capitalismo

... Mais uma das minhas opiniões...

O Capitalismo como modificador
dos padrões sociocomportamentais

O capitalismo no mundo contemporâneo deixou de ser apenas um modelo econômico, para se tornar um sistema cujas influências são complexas e se estendem sobre os mais diversos campos sociais. Ele tem alterado o comportamento do homem e contribuído para a formação de um novo padrão de vida nas gerações atuais.
Hoje o grande desenvolvimento tecnológico aliado ao crescente processo de globalização e capitalismo, tem feito com que mudanças aconteçam de forma rápida no mundo, exigindo que as pessoas também sigam esse ritmo.
A cada ano novas tecnologias são implementadas nos meios de produção, substituindo a mão de obra de milhares de trabalhadores e exigindo indivíduos  melhor qualificados para executarem tarefas mais complexas. As empresas estão cada vez mais exigentes no processo de seleção de funcionários, frente a grande concorrência por vagas de emprego e também pela exigência do próprio mercado mundial, que é extremamente competitivo. Exigem portanto pessoas muito flexíveis, qualificadas, experientes e dinâmicas.


Outra questão relevante é o fato de vivermos em uma sociedade tecnológica e consumista. A cada dia são lançados no mercado produtos novos, cujo consumo é incentivado de forma rápida pelos meios de comunicação no mundo todo. Isso se dá pela TV e pela internet. Para o jovem moderno que passa 40% em frente ao computador, consumir tornou-se uma  necessidade vital.
Combinando apenas esses fatores (que é claro, não são os únicos), temos um cenário complicado e tenso tanto para jovens quanto para adultos.
Na verdade, nas escolas já é ensinado desde cedo às crianças que precisam se empenhar aos estudos para conseguir uma vaga em uma boa universidade, adquirir boa qualificação e bom emprego para construírem uma vida digna e confortável. Isso gera uma corrida contra o tempo, pois o mundo fica mais difícil e dinâmico a cada dia, exigindo também rápida adaptação das pessoas.
O fruto disso é uma sociedade extremamente individualista e doentia. Doentia porque investem todo seu tempo lutando para se tornar indivíduos mais qualificados e competitivos que o próximo, para que alimentem seu ideal consumista e alcancem um padrão de vida condizente ao capitalismo.
É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que transformaram sua vida social em um jogo de competição, cujo objetivo é derrotar o próximo para “tomar” seu lugar. E alguns tentam isso de todas as formas, recorrendo a comportamentos repugnantes, como a desonestidade, a inveja, a calúnia e a fofoca.
O mundo tem experimentado um momento de decadência nos costumes, na ética e na moral, e nesse novo cenário caótico e artificial, perdemos nosso vínculo com a natureza, pois nossos instintos mais naturais já não são tão importantes.
É claro que analisar essa questão superficial e isoladamente seria um grande erro, pois falar sobre o comportamento e as tendências de um povo exige análise e embasamento de inúmeras e complexas questões. No entanto sem dúvida alguma, o capitalismo combinado a outros fatores, tem contribuído para a modificação dos padrões sociocomportamentais do ser humano no mundo moderno.
...E PRECISAMOS refletir muito sobre isso...




Nenhum comentário:

Postar um comentário